Avançar para o conteúdo principal

Fibromialgia




DEFINIÇÃO

A fibromialgia descreve-se como uma inflamação do tecido fibroso ou conjuntivo do corpo. Esta perturbação caracteriza-se por dor muscular disseminada, fadiga e múltiplos pontos dolorosos. Muitas pessoas com fibromialgia descrevem os sintomas como semelhantes às dores provocadas pela gripe. Fibrosite, fibromialgia e fibriomiosite são nomes que se dão a grupos de sintomas que se julga serem causados pelo mesmo problema geral.

DESCRIÇÃO
A fibromialgia é mais frequente do que se pensava, dado que afecta aproximadamente 3 a 6% da população. É mais prevalecente em adultos que em crianças, sobretudo nas mulheres, e especialmente na idade reprodutora.


CAUSAS E SINTOMAS

Não se conhece a causa exacta da fibromialgia. Por vezes verifica-se em vários membros de uma família, o que sugere que poderá ser uma perturbação hereditária. As pessoas com fibromialgia queixam-se, com maior frequência, de três sintomas principais: dor muscular e articular, rigidez e fadiga.
A dor é o principal sintoma, com hipersensibilidade e rigidez de múltiplos músculos, articulações e tecidos moles. Tem tendência também a deslocar-se de uma parte do corpo para outra e é mais frequente no pescoço, nos ombros, no peito, nos braços, nas pernas e nas costas. Embora a dor persista a maior parte do tempo, podendo durar anos, a sua intensidade pode flutuar.
Os sintomas da fadiga podem derivar da dor crónica da pessoa junto com a ansiedade sobre o problema e a forma de encontrar alívio. O processo inflamatório reduz também os produtos químicos que provocam a fadiga. Outros sintomas comuns são a dor de cabeça tensional, dificuldade para engolir, dor abdominal recorrente, diarreia e tumefacção ou tremor das extremidades. O stress, a ansiedade, a depressão ou a falta de sono podem potenciar estes sintomas. A intensidade dos sintomas é variável e oscila de uma melhoria gradual até episódios recorrentes.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é difícil e frequentemente passa despercebido, porque os sintomas de fibromialgia são vagos e generalizados. As perturbações nervosas e musculares intercorrentes como a artrite reumatoide, a artrite espinal ou a doença de Lyme podem complicar o processo de diagnóstico. Actualmente, não existem exames disponíveis para diagnosticar especialmente a fibromialgia. O diagnóstico costuma fazer-se depois de se ter afastado outras perturbações médicas com sintomas semelhantes.
Devido ao stress emocional que as pessoas sofrem com esta doença e à influência do stress sobre os próprios sintomas, a fibromialgia foi, frequentemente, etiquetada como um problema psicológico. O reconhecimento de um processo inflamatório subjacente implicado na fibromialgia ajudou a reconhecer esta doença.
As instituições reumatológicas desenvolveram padrões para o diagnóstico da fibromialgia, para que os médicos de cuidados primários possam diagnosticar a doença. De acordo com estes padrões, considera-se que uma pessoa tem fibromialgia se apresentar uma dor difusa em combinação com mal-estar em, pelo menos 11 pontos dos 18 pontos do corpo que se consideram desencadeantes. Estes pontos estão na base do pescoço, ao longo da coluna vertebral, em frente da anca e do cotovelo e por detrás dos joelhos e dos ombros.

TRATAMENTO
Não existe terapia conhecida para a fibromialgia. Portanto, o objectivo do tratamento é o controlo efectivo dos sintomas. O tratamento costuma necessitar de combinação de terapia, exercício e ajustamentos no estilo de vida. O repouso adequado é essencial no tratamento da fibromialgia. A dieta deve incluir uma ampla variedade de frutas e de verduras, que proporcionam ao corpo elementos e minerais necessários para a saúde dos músculos. Devem evitar-se alimentos ou bebidas estimulantes (como o café) e recomendam-se medicamentos descongestionantes antes de o doente se deitar. É imperativa uma compreensão clara por parte do doente do seu papel na recuperação para controlar com êxito esta perturbação.
Os tratamentos recomendáveis incluem a aplicação de compressas quentes e ocasionalmente frias. Costuma ser útil um programa de alongamentos regulares. As actividades aeróbicas centradas no aumento da frequência cardíaca são a forma preferida de exercícios. Os programas de exercícios devem incluir sessões de aquecimento e de arrefecimento adequadas, prestando especial atenção a evitar exercícios que provocam dor articular. Os exercícios de hidroterapia (numa banheira ou numa piscina) costumam ser úteis para oferecer uma actividade de baixo impacto, ao mesmo tempo que relaxam os músculos e eliminam a dor articular.
A terapia por massagem é um bom remédio, especialmente quando um membro da família aprende uma técnica específica de massagem para tratar os episódios sintomáticos. As sessões curtas são mais úteis que os movimentos repetidos, que podem agravar a perturbação. Deve prestar-se especial atenção à saúde mental através da consulta psicológica, que também é importante, dado que a depressão pode proceder ou acompanhar a fibromialgia. Os exercícios de relaxação, ioga, aromaterapia, imagens dirigidas e outras terapias de relaxação podem ser úteis para melhorar o stress e favorecer o bem-estar global. A acupunctura pode aliviar os sintomas e melhorar a saúde geral. Os fitoterapeutas e os aromaterapeutas costumam recomendar banhos ou compressas com alfazema (Lavandula angustifólia), camomila (Chamaemelum nobilis) ou zimbro-comum (Juniperus communis) para melhorar a dor muscular e articular.

  
PREVENÇÃO

Não existe uma forma conhecida ou específica de prevenir a fibromialgia. No entanto, tal como noutras perturbações médicas, a principal prevenção é manter a melhor saúde possível com uma boa dieta, um exercício continuado e um repouso adequado.

Os suplementos co-adjuvantes para uma melhor qualidade vida, consultar aqui: 

FIBROMIALGIA





Bibliografia: Manual de Medicinas Complementares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Mucuna Pruriens, contra a doença de Parkinson

Mucuna Pruriens, também conhecido por Feijão veludo ou Feijão-da-florida. A natureza nunca deixa de nos surpreender. Se não, olhe para esta estranha planta leguminosa de origem tropical, também conhecida como Feijão de veludo, a Mucuna Pruriens. É realmente impressionante, que esta planta usada há séculos pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, são-lhe atribuídas 200 indicações terapêuticas. Sim, leu bem : mais de 200. Isso faz com que, possivelmente, estejamos a falar de uma "super planta" medicinal, dada a sua capacidade de oferecer um remédio para um grande numero de doenças de diferente origem, tipo e condição.  Dentro da sua vagem encontra-se um extraordinário potencial de cura: desde um tónico potente ou restaurador, um excelente afrodisíaco, um antipirético contra a febre ou alívio da dor menstrual, até mesmo um antídoto para o veneno da picada de cobras, como a víbora malaya ou a cobra cuspidora. E, no entanto, todas estas propriedades excep