Avançar para o conteúdo principal

Um mineral essencial: Magnésio



Nos países industrializados, uma mulher em cada quatro e um homem em cada seis, têm falta de magnésio. 

Isso quer dizer que corre um risco maior de:

  • Doença cardio-vascular (ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, paralisia).
  • Hipertensão.
  • Problemas de memória e diminuição da capacidade de aprendizagem.
  • Fragilidade óssea, fracturas, osteoporose.
  • Obesidade, diabetes, o colesterol elevado (sintomas agrupadas com o  nome de "síndrome metabólica").

Indispensável em 300 reacções químicas vitais

O magnésio é essencial para mais de 300 reacções enzimáticas no corpo. Sem ele, as reacções químicas normais nas suas células, músculos, nervos, não existem.
O magnésio permite que o coração bata regularmente, ajuda o funcionamento do sistema imunológico (defesa contra agressões de microrganismos, bactérias e vírus) e mantém a saude dos ossos.
O magnésio também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, promove a pressão arterial normal e está envolvido na síntese de proteínas e no metabolismo energético (produz energia no seu corpo e mente).

Uma alimentação tragicamente deficitária

Durante milhões de anos, os homens desenvolveram-se com base numa dieta muito rica em magnésio. Infelizmente, a evolução da dieta moderna tem criado uma situação de alarme, onde o consumo diário deste mineral, tornou-se tão baixo que a população tem falta de magnésio.

Cada vez mais, a dieta habitual nos países ocidentais mantêm um permanente ligeiro estado de acidose metabólica, devido à preponderância de alimentos de origem animal em frutas e legumes. Esta acidose metabólica aumenta a excreção urinária de magnésio (perda de magnésio através da urina).


Efeito protector para o coração e artérias

Algumas pesquisas sugerem que um deficit de magnésio iria promover a arterosclerose. Em diversos modelos experimentais, o deficit de magnésio favorece a dislipidemia, aumenta a peroxidação, as lipoproteínas e induz uma resposta inflamatória. Por outro lado, demonstrou-se que o magnésio diminui a inflamação, o stress oxidativo e disfunção endotelial. Ajuda também a reduzir a agregação de plaquetas e, por conseguinte, a prevenis a formação de coágulos sanguíneos.
Recentemente, pesquisadores britânicos passaram em revista a literatura médica para decidir sobre os efeitos reais do magnésio sobre a pressão arterial. Resultados: Com uma suplementação média de 410mg de magnésio por dia, constataram uma diminuição da pressão arterial sistólica, de 3 a 4 pontos e 2 a 3 pontos para a pressão arterial diastólica. Também notaram que o efeito parece ser dependente da dose utilizada: uma dose mais forte traz mais vantagens. O magnésio pode ser usado em vez de medicamentos, especialmente, porque não causa quaisquer efeitos secundários graves.

Melhor cérebro, melhor memória

Magnésio melhora a função cerebral. Os dados científicos sugerem que a deficiência de magnésio prejudica a capacidade da memória e aprendizagem, enquanto a suplementação, mesmo que apenas com a dose diária recomendada (375 mg) pode melhorar o funcionamento cognitivo. O magnésio é essencial para a actividade de várias enzimas nas células cerebrais que controlam o funcionamento celular e da memória. Intervém igualmente na libertação de neurotransmissores. Os pesquisadores também descobriram que o magnésio ajuda a acelerar a recuperação da função cognitiva resultante da lesão cerebral induzida experimentalmente. A manutenção de níveis ideais de magnésio pode ser particularmente importante para evitar ou compensar o declínio da memória, que muitas vezes acompanha o envelhecimento.  

Indispensável à saúde dos ossos

O magnésio é um elemento essencial na protecção contra a osteoporose, diminuição da massa e da densidade óssea. Em dois estudos separados, os pesquisadores descobriram que a ingestão inadequada de magnésio diminui a densidade mineral óssea, enquanto que uma ingestão adequada por meio de fontes de alimentos aumenta, pode reduzir o risco de osteoporose e fracturas ósseas. Ambos os estudos demonstraram que quanto maior o consumo de magnésio, mais forte é a densidade mineral do osso.

Efeito anti-envelhecimento

O magnésio é um mineral absolutamente essencial para manter a saúde óptima, apesar da passagem dos anos. Estudos enfatizam que desempenha um papel importante na manutenção óssea e saúde do coração, e no bom funcionamento do sistema nervoso. O magnésio pode ajudar a aliviar muitos problemas de saúde, incluindo asma  e enxaqueca.

O efeito protector do magnésio contra o síndrome metabólico

Num estudo epidemiológico de cinco anos com mais de 1.000 indivíduos saudáveis, os cientistas mostraram que uma elevada ingestão de magnésio foi associado a uma melhor sensibilidade à insulina. Noutro estudo muito convincente, os pesquisadores examinaram a relação entre a ingestão de magnésio e o desenvolvimento da síndrome metabólica em jovens adultos e saudáveis, Quase 5.000 americanos com idades entre 18 e 30 anos foram acompanhados durante 15 anos. Os resultados mostraram que um significativo consumo de magnésio, reduz o risco da síndrome metabólica 31%. Quanto maior o consumo de magnésio, mais o açúcar no sangue baixa e a lipoproteína tem uma alta densidade (HDL, ou colesterol "bom") são elevados. Uma ingestão de magnésio pode, portanto, oferecer proteção contra a síndrome metabólica.
A deficiência de magnésio é particularmente comum em pacientes diabéticos, podem representar um factor para a resistência à insulina, pode contribuir para um círculo vicioso que leva à deterioração progressiva e alterações metabólicas. Também tem sido implicada no desenvolvimento de complicações diabéticas.

Resumindo, é realmente, uma mineral essencial que não deve faltar.

As nossas sugestões de suplementos de magnésio de alta qualidade e certificados:
Mais informações
Mais informações


Mais informações
Mais informações
Mais informações











À vossa saúde!

Texto original: Jean-Marc Dupuis
Tradução e adaptação: Eugénia Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Mucuna Pruriens, contra a doença de Parkinson

Mucuna Pruriens, também conhecido por Feijão veludo ou Feijão-da-florida. A natureza nunca deixa de nos surpreender. Se não, olhe para esta estranha planta leguminosa de origem tropical, também conhecida como Feijão de veludo, a Mucuna Pruriens. É realmente impressionante, que esta planta usada há séculos pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, são-lhe atribuídas 200 indicações terapêuticas. Sim, leu bem : mais de 200. Isso faz com que, possivelmente, estejamos a falar de uma "super planta" medicinal, dada a sua capacidade de oferecer um remédio para um grande numero de doenças de diferente origem, tipo e condição.  Dentro da sua vagem encontra-se um extraordinário potencial de cura: desde um tónico potente ou restaurador, um excelente afrodisíaco, um antipirético contra a febre ou alívio da dor menstrual, até mesmo um antídoto para o veneno da picada de cobras, como a víbora malaya ou a cobra cuspidora. E, no entanto, todas estas propriedades excep