Avançar para o conteúdo principal

Hipotiroidismo - Tratamentos Naturais


O hipotiroidismo é  uma perturbação em que existe uma deficiência da hormona tiróidea no organismo e ocorre quando a glândula tiróidea não segrega suficiente tiroxina (T4) e triiodotironima (T3). A t4 regula as funções essenciais, como a frequência cardíaca, a digestão, o crescimentos físico e o desenvolvimento mental, pelo que uma insuficiência pode retardar os processo que mantêm a vida, lesar os órgãos e os tecidos em qualquer parte do corpo e produzir complicações que podem comprometer a vida.

O hipotiroidismo é uma das doenças crónicas mais frequentes. os sintomas só aparecem anos depois de a tiróide ter deixado de funcionar e, às vezes, confundem-se  com os sinais de outras doenças : a menopausa e o envelhecimento.
Embora se julgue que esta doença afecte um numero muito importante de adultos e crianças, duas em cada três pessoas que têm hipotiroidismo podem não saber que sofrem desta doença.
A hormona tiróidea influi em todos os órgãos, tecidos e células do corpo, é onde se armazena o iodo, que o organismo obtém a partir dos alimentos e utiliza e para fabricar T4 e T3. os niveis de T4 podem alterar o peso, o apetite, os padrões de sono, o impulso sexual e diversas características físicas, mentais e emocionais. 
Existem 3 tipos de hipotiroidismo. O mais frequente é o primário, em que a tiróide não produz uma quantidade adequada de T4. O hipotiroidismo secundário ocorrer quando a glândula hipófise não liberta suficiente hormona estimulante da tiróide (TSH), que permite que a tiróide fabrique T4. O hipotiroidismo terciário deve-se a uma má função do hipotálamo, uma parte do cérebro que controla o sistema endócrino.

O hipotiroidismo é pelo menos duas vezes mais frequente na mulheres que nos homens. Embora a doença possa apresentar-se em qualquer idade, afecta sobretudo a meia-idade ou idade avançada. Os factores que aumentam o risco de uma pessoa apresentar hipotiroidismo são a idade, o peso e a história médica. As mulheres têm mais probabilidade de sofrer da doença depois dos 50 anos, e os homens, depois dos 60. A obesidade também aumenta o risco. Uma história familiar de problemas tiróideos e uma história pessoal de valores elevados de colesterol ou doenças auto-imunes, como o lúpus, a artrite reumatóide ou a diabetes, podem tornar a pessoa mais susceptivel ao hipotiroidismo.

CAUSAS E SINTOMAS

O hipotiroidismo é com maior frequência o resultado da doença de Hashimoto, também denominada tiroidite crónica. Nesta doença, o sistema imunitário não reconhece a glândula tiroidea como parte integrante do próprio organismo e ataca-a como se fosse um corpo estranho. O ataque do sistema imunitário, destrói a glândula. Outras causas do hipotiroidismo são:
  • Dieta: A tiroide fabrica T4, a partir do iodo obtido dos alimentos, pelo que uma dieta deficitária em iodo pode provocar hipotiroidismo. Alguns alimentos, como coco, amendoins, pêssegos (nectarinas), soja, espinafres e nabos, podem interferir na produção de hormonas tiroideas.
  • Contaminantes ambientais: Alguns produtos químicos industrias, como os PGB, que se encontram no ambiente em valores elevados, também podem causar hipotiroidimo.

O hipotiroidismo é, muitas vezes, considerado como uma doença silenciosa, porque os sintomas precoces podem ser tão leves que o doente não tenha consciencia de que algo vai mal. Os sintomas não tratados tornam-se mais intensivos, pioram e podem dar lugar a perturbações mentais, dificuldades para respirar, problemas cardíacos, flutuações de temperatura corporal e morte.
Qualquer pessoa com hipotiroidismo provavelmente terá um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Fadiga.
  • Diminuição da frequência cardíaca.
  • Perda progressiva de audição.
  • Aumento de peso.
  • Problemas de memória e de concentração.
  • Depressão.
  • Bócio(aumento do tamanho da glândula tiróidea).
  • Dor ou debilidade muscular.
  • Perda de interesse pelo sexo; diminuição da libido.
  • Mãos com intumescimento e tremores.
  • Pele seca.
  • Pálpebras inchadas.
  • Cabelo seco e frágil, que cai ou se torna grisalho prematuramente.
  • Sensibilidade extrema ao frio.
  • Obstipação.
  • Menstruações irregulares.
  • Voz rouca.

TRATAMENTO

Os tratamentos alternativos estão dirigidos principalmente ao reforço da glândula tiróidea e não eliminam a necessidade de tomar medicamentos hormonais tiróideos. Incluem terapia nutricional, plantas medicinais e exercicio.

Terapia nutricional

A terapia nutricional só deve ser complementar e não pode usar-se para substituir o tratamento convencional desta doença. Um naturopata pode recomendar as seguintes alterações dietéticas para melhorar o hipotiroidismo leve:


  • Evitar comer os seguintes alimentos crus: couve, mostarda, espinafres, raiz de tapioca, amendoins, soja e pêssego. Podem interferir com a produção de hormonas tiróideas.
  • Alimentos ricos em iodo, peixe, marisco e algas.
  • Tomar suplementos multivitaminicos e minerais todos os dias. As vitaminas A, B2, B6 e o zinco são necessários para a produção normas de hormonas tiróideas.
  • Reforçar a função da tiróide com preparações tiróideas que se obtém em loja de produtos naturais. Entre os produtos disponíveis encontram-se extractos de iodo, zinco ou tirosina. No entanto, a exigência diária de iodo pode conseguir-se facilmente comendo alimentos ricos em iodo ou sal iodado. O consumo de mais de 600 mcg de iodo por dia pode causar toxicidade.

Fitoterapia

As planta medicinais para melhorar os sintomas e aliviar a função tiróidea no hipotiroidismo são giseng-siberiano (para o tratamento da fadiga), Panax ginseng e Fucus vesiculosus, que se podem tomar em forma de cápsula ou infusão.

Homeopatia

Os suplementos homeopáticos podem reduzir a necessidade de suplementos de hormona tiróidea em muitas pessoas. Entre eles incluem-se o tiróide homeopático e outros remédios que se baseiam nos sintomas individualizados de cada doente.

Exercício

O exercicio melhora a função tiróidea ao estimular uma maior produção de hormona tiróidea e ao fazer com que os tecidos corporais respondam mais aos efeitos da hormona. Também aumenta a taxa metabólica e ajuda os doentes hipótiróideos a perder peso.

Pode adquirir os suplementos indicados no artigo no nosso site.

Mais informações, aqui

Fonte de informação: Manual de Medicinas Complementares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba como a inflamação afecta o seu corpo

Por Carly Fraser A Inflamação controla todos os aspectos da nossa vida. Se você ou alguém que conhece sofre de dores constantes, dor crónica, diabetes, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, ADD / ADHD, neuropatia periférica, enxaqueca, cancro, problemas de tiróide ou problemas dentários, está constantemente a lidar com a inflamação. Aprender como a inflamação afecta o corpo, e o que pode fazer para a parar, é o primeiro passo para perceber todo o potencial do seu corpo. Em vez de ir à raiz da causa, os médicos, quando estão perante os doentes que sofrem dos problemas acima mencionados, dão aos seus doentes medicamentos, para encobrir os problemas que continuam a manifestar-se e a piorar. Se lhes dissessem simplesmente que para melhorarem, têm que eliminar a inflamação do seu organismo, então, nunca mais teriam que tomar medicamentos. A inflamação começa no nosso intestino, com uma reacção auto-imune que evolui para uma inflamação sistémica. Assim, podemos ver o qu

5-HTP, alternativa natural contra a depressão

DESCRIÇÃO 5-HTP é o acrónimo de 5-hidroxitriptofano (ou 5-hidroxi-L-triptofano). Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro. O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente na dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve obter-se a partir dos alimentos, especialmente das proteínas. No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se num neurotransmissor muito importante denominado serotonina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos que transmitem sinais entre os neurónios no cérebro.  A ingestão do 5-HTP aumenta a provisão corporal desta substância, o que dá lugar a níveis aumentados de serotonina no cérebro. A serotonina, também denominada 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, desempenha um papel muito importante no controlo do comportamento e do humor. Influi em muitas actividades cerebrais normais e também actua como um grande regulador da actividade de outros

Como sair vencedor do Inverno

As principais doenças de Inverno Fazemos aqui uma rápida apresentação das principais doenças de inverno: A gripe : é uma doença que não pode perder. Se apanhou a verdadeira gripe, permanecerá acamado, a arder com febre, tremores, dor de cabeça e dor severa nas articulações, durante pelo menos vários dias. Não haverá dúvida de que não vai trabalhar ou vai à escola, mesmo que queira;  A gripe é a doença que o obriga a retirar-se temporariamente do mundo. Constipação : as constipações são causadas por outro tipo de vírus, nomeadamente o rinovírus, que se aloja nas vias respiratórias, no clima frio. Se está com dor de garganta, pode ter um pouco de febre, e assoar-se muito. Em caso de constipações muito graves, pode até ficar de cama por vários dias, mas também pode levantar-se e até sair, se necessário. Os picos de febre ou "feridas" (ou herpes labial) : são as pequenas feridas que aparecem nos lábios e no nariz. São altamente contagiosos pelo contato e causam